APRESENTAÇÃO

Esta iniciativa interinstitucional contou com a participação de pesquisadores e especialistas das universidades UFRJ, UFF, UERJ. UNIP, UFRB e UFPE. O objetivo foi a elaboração de uma plataforma digital daquelas que são consideradas por grande parte do público como sendo as principais cidades musicais do país – Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo –, buscando assim contribuir não apenas com o debate sobre os projetos de construção de distritos e cidades criativas no Brasil, mas também contribuir com alguns subsídios para a necessária renovação das políticas públicas do país. Com a elaboração desta (multi)cartografia das controvérsias – na qual se procurou seguir os rastros e interações dos atores (humanos e não humanos) – buscou-se não só oferecer ao público a oportunidade: por um lado, de avaliar a relevância das atividades musicais promovidas no âmbito do mainstream local (aquelas mais institucionalizadas e espetaculares realizadas nessas municipalidades); e, por outro lado, repensar a relevância e riqueza das cenas e circuitos de pouca visibilidade e/ou quase subterrâneos para o desenvolvimento dessas importantes metrópoles do país e para o incremento de processos de ressignificação cotidiana. Tendo em vista que a música se constitui em uma “força movente” e importante vetor de incremento de sinergias entre algumas cadeias criativas relevantes do país – especialmente as do turismo, cultura, gastronomia e entretenimento –, ao se disponibilizar os conteúdos audiovisuais veiculados neste site aos usuários a nossa expectativa é ampliar a compreensão da vitalidade das territorialidades sônico-musicais e das heterotopias construídas pelos atores no dia a dia desses territórios. Busca-se com essa iniciativa transdisciplinar a construção de um produto audiovisual no meio digital que poderá se constituir em uma fonte de pesquisa relevante para repensar as potencialidades e os desafios enfrentados pelos atores humanos e não humanos nas tramas dessas localidades. Assim, por meio de uma ampla documentação imagética e sonora referente a estas urbes, buscou-se facilitar o acesso aos interessados em compreender melhor a dinâmica das atividades realizadas por estes grupos de artistas – articulados aos seus públicos – nos espaços virtuais e não virtuais, privados e públicos desses territórios.